Problemas com o plano de saúde?
Saiba quais procedimentos eles têm de oferecer
[divider top=”0″]Os planos de saúde lideram o ranking do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) do serviços mais reclamados ao longo de 2012. Desde 2001, quando o instituto listou pela primeira vez os serviços que mais deixaram os consumidores insatisfeitos, 2011 foi o único ano que os planos de saúde deixaram a primeira posição entre os mais reclamados. Os planos de saúde foram responsáveis por 20% dos atendimentos realizados pelo Instituto.
A maior parte dos problemas vem da negativa de cobertura de procedimentos, exames e consultas. Por isso, é importante conhecermos o rol de procedimentos mínimos que um plano de saúde são obrigados a oferecer, conforme cada tipo de plano de saúde – ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia, referência ou odontológico. Essa lista é válida para os planos contratados a partir de 02 de janeiro de 1999, os chamados planos novos. É válida também para os planos contratados antes dessa data, mas somente para aqueles que foram adaptados à Lei dos Planos de Saúde.
Antes de verificar se você tem direito a um procedimento, não deixe de checar qual o tipo de plano de saúde você tem. Eles estão presentes na Resolução Normativa (RN) n˚262, regulamentada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão regulador dos planos de saúde do Brasil.
A W4 Seguros oferece aqui a busca para saber se um determinado procedimento faz parte da cobertura mínima do seu plano de saúde.
[divider top=”0″]Marco Bergamini
Rodrigo Zevzikovas
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