A segurança contra tragédias

Segundo o dito popular: “acidentes acontecem”, mas porque não estar preparado para eles?

Um prédio comercial desabou em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, e matou uma criança e uma jovem de 26 anos. Esta notícia não tem nenhuma novidade, já que a tragédia aconteceu no início do ano, mas se encaixa perfeitamente ao tema do nosso artigo desta semana: Seguro de Responsabilidade Civil para Estabelecimentos Comerciais ou Industriais (Operações).

Quem passa pelo local até hoje percebe que a tragédia podia ter sido muito pior. A antiga lanchonete, que ficava no térreo, agora amontoa pedaços de escombros de todos os andares. Segundo os bombeiros, parte de 13, dos 14 andares do edifício Senador, desabaram.

A polícia ainda não sabe o que motivou o desabamento. Segundo o delegado que investiga o caso, o laudo da perícia será crucial para determinar as causas do acidente e apontar os culpados.

O documento, no entanto, não está pronto e não há previsão de quando deve ser concluído pelo Instituto de Criminalística. Apesar da demora do laudo pericial, os motivos do acidente vieram à tona no meio do ano passado, após a conclusão de um estudo paralelo encomendado pela Prefeitura de São Bernardo a um instituto privado.

Especialistas da Falcão Bauer apontaram que infiltrações por causa da falta de manutenção na última laje do edifício foram a principal causa do desabamento. Apesar de confiável, o documento não pode servir de base para as investigações policiais, adverte o delegado Victor Lutti.

Responsabilidade Civil para Estabelecimentos Comerciais e Industriais
O laudo, no entanto, não conclui se o Edifício Senador, lacrado desde o acidente, deve ser demolido ou reformado. A indefinição causa transtornos e prejuízos a advogados, médicos e dentistas que trabalhavam no prédio comercial localizado no centro da cidade.

Este é um exemplo de acidente que seria coberto pelo seguro de Responsabilidade Civil para Estabelecimentos Comerciais e Industriais, que garante o reembolso ao segurado pelo ressarcimento dos danos causados a clientes e funcionários.

O Seguro não se limita ao estabelecimento e engloba uma infinidade de situações, fatos, atos e ocorrências de responsabilidade, tais como: incêndio, explosões, quedas de objetos, demonstração de produtos em pontos de venda e ou em locais de clientes, operações de vigilância, participação em feiras e exposições, desde que o evento não tenha sido promovido pelo segurado.

Estão seguradas ainda atividades como operações de carga e descarga em locais de terceiros; existência e conservação de painéis de propaganda, letreiros e anúncios; eventos programados pelo segurado sem cobrança de ingressos, limitados aos seus empregados familiares e pessoas comprovadamente convidadas; além de danos causados por mercadorias transportadas pelo segurado ou seu mandante em locais de terceiros ou em via pública, excluídas, todavia, os danos decorrentes de acidentes com o veículo transportador.

Na próxima semana vamos falar de Responsabilidade Civil de Produtos.

Marco Bergamini
Rodrigo Zevzikovas

Quer fazer um seguro como este?

entre em contato pelo nosso e-mail w4@w4seguros.com.br ou venha tomar um cafezinho com a gente na Rua Herval, 712 l cep: 03062-000 – pabx: 55 11 2579-5422 | fax: 55 11 2579-5417

De Segunda a Sexta-feira das 9:30 às 17:45hs.
Horário de Almoço das 12hs às 13hs.

Quer reproduzir este artigo?

Todas as informações deste site são protegidas por leis de direitos autorais, no entanto você pode reproduzir o(s) artigo(s) com as seguintes condições:

1. Você deve reproduzir o artigo inteiro e inalterado, incluindo o(s) nome(s) do(s) autor(es), e todas as suas referências.
2. Você deve indicar claramente que o artigo é de autoria de  “w4seguros.com.br
3. Você deve incluir o link de redirecionamento para o artigo reproduzido.

No comments yet

Debes Logado Deixar un comentário



Tweets

    Todos os direitos reservado a W4 Seguros - Rua Herval, 712 l cep: 03062-000 - pabx: 55 11 2579-5422 | fax: 55 11 2579-5417