Seguro contra incêndio: Mais do que uma prevenção

As vantagens do produto vão muito além da cobertura de danos, é uma garantia que o local está dentro os mais criteriosos padrões de segurança

O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria-RS, que causou a morte de mais de 230 jovens e deixou outros 130 feridos gerou comoção em todo o País nesta semana. Mas, quase que imediatamente depois do choque da notícia e das imagens, todo mundo se pergunta como algo deste tipo pode acontecer e quais os métodos de prevenção para mitigar os riscos.

Com certeza, a resposta imediata é seguir a risca as exigências necessárias para as liberações da Prefeitura e dos Bombeiros. Porém, só isso não basta. O seguro também é fundamental. Por definição da Superintendência de Seguros Privados (Suesp), o seguro contra incêndios é a modalidade de seguro que cobre danos causados pelo fogo que se propaga ou se desenvolve com intensidade gerando destruição e prejuízos e também pela fumaça gerada por acidente no imóvel, ou em local próximo ao bem segurado.

Mas, na verdade, é muito mais que isso. Porém, o mercado de seguros para casas noturnas é pouco aquecido no Brasil. Um dos motivos são as altas exigências feitas pelas companhias do setor para fechar seus contratos de cobertura, as casas de menor porte se desinteressam.

As condições que propiciaram o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), como o material usado no isolamento acústico, por exemplo, seriam recusadas por peritos de seguradoras, que pediriam ajustes antes de assinar os contratos.

A exceção são as grandes casas de shows, que, além de um seguro empresarial de apólices semelhantes às praticadas em outros segmentos, procuram coberturas específicas para cada um dos eventos que realiza. O empresarial, que faz parte da carteira de riscos patrimoniais, cobre danos materiais provocados por incêndio, queda de raio e explosão.

O seguro de eventos faz parte da modalidade de responsabilidade civil e costuma ter valores maiores. O objetivo é proteger o público. Entre as situações que passam por análise técnica das seguradoras estão a verificação de portas de emergência, a lotação máxima e o plano para saída das pessoas em caso de pânico.

A cobertura básica é para danos causados por incêndios, queda de raios e explosão causada por gás empregado no uso doméstico (quando não gerado nos locais segurados) e suas consequências tais como desmoronamento, impossibilidade de proteção ou remoção de salvados, despesas com combate ao fogo, salvamento e desentulho do local.

Mediante cobertura adicional, indeniza ainda incêndios provocados por explosão de aparelhos ou substâncias de qualquer natureza, ou por outras causas como queimadas em zona rural, vendaval, impacto de veículos, queda de aeronave etc.

Podem ser contratados por estabelecimentos comerciais, industriais e residenciais e ainda é obrigatórios em condomínios e imóveis financiados.

Para mais informações, entre em contato conosco.

W4 Seguros

Marco Bergamini
Rodrigo Zevzikovas

Quer fazer um seguro como este?

entre em contato pelo nosso e-mail w4@w4seguros.com.br ou venha tomar um cafezinho com a gente na Rua Herval, 712 l cep: 03062-000 – pabx: 55 11 2579-5422 | fax: 55 11 2579-5417

De Segunda a Sexta-feira das 9:30 às 17:45hs.
Horário de Almoço das 12hs às 13hs.

Quer reproduzir este artigo?

Todas as informações deste site são protegidas por leis de direitos autorais, no entanto você pode reproduzir o(s) artigo(s) com as seguintes condições:

1. Você deve reproduzir o artigo inteiro e inalterado, incluindo o(s) nome(s) do(s) autor(es), e todas as suas referências.
2. Você deve indicar claramente que o artigo é de autoria de  “w4seguros.com.br
3. Você deve incluir o link de redirecionamento para o artigo reproduzido.

 

No comments yet

Debes Logado Deixar un comentário



Tweets

    Todos os direitos reservado a W4 Seguros - Rua Herval, 712 l cep: 03062-000 - pabx: 55 11 2579-5422 | fax: 55 11 2579-5417