Na chuva ou no sol, o importante é a segurança

Seguro Rural, a garantia do seu investimento, independente do resultado da lavoura

A agricultura é uma das atividades mais imprevisíveis do mundo dos negócios. Isto porque, parte fundamental da equação do sucesso são as condições climáticas e elas são incontroláveis. Seja na estiagem ou nos períodos de chuvas intensas, a produção é diretamente afetada e o setor sofre com altas variações de preços.

O recuo de 2,3% no desempenho do PIB da agropecuária brasileira, em 2012, segundo dados divulgados do IBGE, refletem os efeitos da seca no período de desenvolvimento das culturas e excesso de chuva na época da colheita, por exemplo.

No ano passado, a agropecuária influenciou negativamente o resultado do agronegócio, que caiu 1,89%. O aumento dos custos de produção e a elevação dos salários reduziram as margens do setor, prejudicando seu desempenho.

Tudo isso, faz o agricultor pensar bem na hora de altos investimentos. Uma ferramenta de segurança é o Seguro Rural, que dá ao produtor a possibilidade de recuperar o prejuízo no caso de intempéries que prejudiquem a lavoura. O melhor é que o produto não cobre só a atividade agrícola, mas também a atividade pecuária, o patrimônio do produtor rural, seus produtos, o crédito para comercialização desses produtos, além do seguro de vida dos produtores.

O objetivo maior do Seguro Rural é oferecer coberturas que, ao mesmo tempo, atendam ao produtor e à sua produção, à sua família, à geração de garantias a seus financiadores, investidores, parceiros de negócios, todos interessados na maior diluição possível dos riscos, pela combinação dos diversos ramos de seguro.

Porém, o índice de adesão ao Seguro Rural ainda é muito baixo e mais concentrado no sul do Brasil, em especial na região do Paraná.

Atribui-se a baixa adesão ao seguro, o custo, considerado alto pelo produtor que se sente sacrificado por causa das margens cada vez mais apertadas da atividade, mas, devemos considerar que o desembolso na proteção dos cultivos é imensamente menor que o prejuízo financeiro em casos de frustrações ou quebra de safra por causa de instabilidades climáticas. Na verdade, é certo comparar o serviço a um seguro de vida, de automóvel ou de residência, dada sua alta importância.

Para mais informações, procure a W4 Seguros.

Marco Bergamini
Rodrigo Zevzikovas

Quer fazer um seguro como este?

entre em contato pelo nosso e-mail w4@w4seguros.com.br ou venha tomar um cafezinho com a gente na Rua Herval, 712 l cep: 03062-000 – pabx: 55 11 2579-5422 | fax: 55 11 2579-5417

De Segunda a Sexta-feira das 9:30 às 17:45hs.
Horário de Almoço das 12hs às 13hs.

Quer reproduzir este artigo?

Todas as informações deste site são protegidas por leis de direitos autorais, no entanto você pode reproduzir o(s) artigo(s) com as seguintes condições:

1. Você deve reproduzir o artigo inteiro e inalterado, incluindo o(s) nome(s) do(s) autor(es), e todas as suas referências.
2. Você deve indicar claramente que o artigo é de autoria de  “w4seguros.com.br
3. Você deve incluir o link de redirecionamento para o artigo reproduzido.

 

No comments yet

Debes Logado Deixar un comentário



Tweets

    Todos os direitos reservado a W4 Seguros - Rua Herval, 712 l cep: 03062-000 - pabx: 55 11 2579-5422 | fax: 55 11 2579-5417