Na chuva ou no sol, o importante é a segurança
Seguro Rural, a garantia do seu investimento, independente do resultado da lavoura
A agricultura é uma das atividades mais imprevisíveis do mundo dos negócios. Isto porque, parte fundamental da equação do sucesso são as condições climáticas e elas são incontroláveis. Seja na estiagem ou nos períodos de chuvas intensas, a produção é diretamente afetada e o setor sofre com altas variações de preços.
O recuo de 2,3% no desempenho do PIB da agropecuária brasileira, em 2012, segundo dados divulgados do IBGE, refletem os efeitos da seca no período de desenvolvimento das culturas e excesso de chuva na época da colheita, por exemplo.
No ano passado, a agropecuária influenciou negativamente o resultado do agronegócio, que caiu 1,89%. O aumento dos custos de produção e a elevação dos salários reduziram as margens do setor, prejudicando seu desempenho.
Tudo isso, faz o agricultor pensar bem na hora de altos investimentos. Uma ferramenta de segurança é o Seguro Rural, que dá ao produtor a possibilidade de recuperar o prejuízo no caso de intempéries que prejudiquem a lavoura. O melhor é que o produto não cobre só a atividade agrícola, mas também a atividade pecuária, o patrimônio do produtor rural, seus produtos, o crédito para comercialização desses produtos, além do seguro de vida dos produtores.
O objetivo maior do Seguro Rural é oferecer coberturas que, ao mesmo tempo, atendam ao produtor e à sua produção, à sua família, à geração de garantias a seus financiadores, investidores, parceiros de negócios, todos interessados na maior diluição possível dos riscos, pela combinação dos diversos ramos de seguro.
Porém, o índice de adesão ao Seguro Rural ainda é muito baixo e mais concentrado no sul do Brasil, em especial na região do Paraná.
Atribui-se a baixa adesão ao seguro, o custo, considerado alto pelo produtor que se sente sacrificado por causa das margens cada vez mais apertadas da atividade, mas, devemos considerar que o desembolso na proteção dos cultivos é imensamente menor que o prejuízo financeiro em casos de frustrações ou quebra de safra por causa de instabilidades climáticas. Na verdade, é certo comparar o serviço a um seguro de vida, de automóvel ou de residência, dada sua alta importância.
Para mais informações, procure a W4 Seguros.
Marco Bergamini
Rodrigo Zevzikovas
No comments yet